quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O JOVEM CARANGUEJO

Era uma vez um jovem caranguejo que começou a pensar: - Por que em minha família todos caminham para trás? Eu quero começar a andar para frente como fazem todos os outros animais. Começou a treinar e nos primeiros dias acabou esgotado de tanto esforço. Pouco a pouco, porém, foi aprendendo, porque tudo se aprende quando se quer. Quando já estava muito seguro de si, apresentou-se diante de sua família e disse: - Olhem bem! Fez uma magnífica corrida para frente. - Meu filho! Caminha como te ensinaram teu pai e tua mãe, caminha como teus irmãos que tanto te querem. Seus irmãos riram dele. Seu pai olhou-o e disse: - Já basta! Se queres viver como nós, caminha como todos. Se queres ir a teu modo, o rio é muito grande: vai e não voltes mais. O caranguejo queria muito aos seus, mas estava tão certo de ir pelo bom caminho que não teve dúvidas: abraçou sua mãe, saudou seu pai e irmãos e se foi para conhecer o mundo. Os animaizinhos em seu caminho acreditavam que o mundo estava pelo avesso. Mas o caranguejo continuou para diante. Pouco depois ouve uma voz que o chama. Era um velho caranguejo de expressão melancólica que estava no chão ao lado de uma rocha. - Bom dia – disse o jovem caranguejo. O velho observou-o bem e perguntou-lhe: - O que pensas que fazes? Também eu quando era jovem pensava que ensinaria aos caranguejos a caminhar pra frente. Olha o que ganhei: vivo sozinho e o povo nem me dirige a palavra. Enquanto é tempo, escuta-me, contenta-te em fazer como os demais e, um dia, agradecerás o bom conselho. O jovem não disse nada, mas pensava. - Eu tenho razão! E, saudando gentilmente o velho, recomeçou o seu caminho. Irá muito longe? Fará fortuna? Organizará as coisas desorganizadas deste mundo? Nós não sabemos, porque ele continua caminhando com a mesma coragem e decisão do primeiro dia: somente podemos lhe desejar, de todo coração: BOA VIAGEM! (Historieta popular da Espanha) RESPONDA: 1. Por que o jovem caranguejo decidiu andar diferente dos seus familiares? 2. Quando é que aprendemos alguma coisa? 3. Qual foi a atitude do pai para com o jovem caranguejo? 4. O que pensavam os animaizinhos vendo o jovem caranguejo? Por quê? 5. O que disse o velho ao jovem caranguejo? 6. Que pensava o jovem caranguejo? 7. Quem pode organizar as coisas desorganizadas do mundo? Por quê? 8. Por que o jovem caranguejo caminha com coragem e decisão? 9. O caranguejo usou de sua liberdade para fazer o quê? 10. Essa liberdade tem um preço? Qual? 11. Desenho o caranguejo despedindo-se de sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário